Imaginando um mundo livre sem problemas de água: Plano estratégico de UNU-INWEH (United Nation University) para 2015 – 2019

O instituto da UNU (United Nation University) para o água, o medioambiente e a saúde, tem redigido um DOCUMENTO onde apresenta um resumem da estratégia que se vai seguir para abordar os principais reptos mundiais do água.

Consiste em um novo enfoque de intercâmbio de conhecimentos através da investigação e alianças estratégicas com universidades e com o setor privado.

Este documento centra sua atenção em vários aspectos entre os que encontram-se:

    – A melhora do bem-estar humano através do acesso à água potável e um adequado saneamento. Ambos estão reconhecidos na atualidade como direitos humanos pelas Nações Unidas.

     – Assegurar o crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza através de um gerenciamento adequado dos recursos hídricos, do acesso aos serviços essenciais do água e da promoção da saúde do ecossistema.

     – Fomentar a igualdade de gênero através do desenvolvimento de oportunidades e garantir responsabilidade e transparência das fontes e os resultados das ações realizadas.

Trata-se de outro dos desafios relacionados com a água, similar aos que temos tratado noutras notícias anteriores. Ainda fica muito por fazer pelo que há que continuar trabalhando nesta direção.