Recursos hídricos no Brasil são mal coordenados, diz relatório da OCDE

Um relatório inédito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) constatou que planos de recursos hídricos em todos os níveis no Brasil são mal coordenados e raramente colocados em prática. O documento, obtido pelo G1 e que será divulgado nesta quarta-feira (2), em Brasília, diz ainda que a ideia de que o país é “abençoado” por abundância de água doce contribuiu para a má gestão de recursos hídricos nos últimos anos.

“Os diversos planos de recursos hídricos em níveis nacional, estadual, local e de bacia são mal coordenados e não chegam a ser colocados em prática por falta de financiamento ou limitada capacidade de acompanhamento e execução”, consta relatório “Governança dos Recursos Hídricos no Brasil”, elaborado durante 2 anos pela organização de cooperação internacional, composta por 34 países, a pedido da Agência Nacional de Águas (ANA).

No documento, são feitas duras críticas sobre a dificuldade de governos estaduais, como Paraíba, Rondônia e Rio de Janeiro, com o governo federal na tomada de decisões, principalmente em momentos de crise, usando exemplos internacionais para ilustrar ações que foram efetivas para amenizar os impactos de secas ou enchentes.

O material faz recomendações para melhorar o compartilhamento da água, entre uso doméstico, agricultura e indústria, e gerenciar os impasses. “É um relatório às vezes ácido e que expõe fragilidades dos nossos sistemas, das instituições e da governança. Obviamente ele se restringe em recomendações de boas práticas, mas reconhecendo que não existe uma recomendação que não seja única para todo o país”, disse o diretor da ANA João Gilberto Lotufo.

Com o relatório da organização de cooperação internacional em mãos, a ANA pretende montar um grupo para tentar compatibilizar as sugestões consideradas mais relevantes ao planejamento estratégico da Agência Nacional de Águas, além de aconselhar os governos e agentes envolvidos para resolver impasses.

http://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/09/recursos-hidricos-no-brasil-sao-mal-coordenados-diz-relatorio-da-ocde.html